Último Verão

Ficha técnica


Avaliação do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 1 votos

Vote aqui


País


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

02/08/2004

No bairro operário de l'Estaque, na região norte de Marselha, vive Gilbert (Gérard Meylan), 25 anos, filho mais velho de uma família numerosa. Seu pai, um ex-trabalhador da fábrica Kuhlmann, está aposentado depois de um grave acidente de trabalho. Gilbert trabalha esporadicamente no cais como soldador. Jovem sem perspectivas, vive do desemprego. Junto com três amigos, na mesma situação, dedica-se a pequenos furtos, às trapaças e, com a ajuda do álcool, às farras noturnas.

Josiane (Ariane Ascaride) é uma jovem operária, espontânea e cheia de vida, que trabalha em Rioux e mora com o pai, operário da fábrica Lafarge. Boule, irmão de Gilbert, jovem violento, agride Josiane durante um baile, quando ela reage contra os seus avanços, mas ela é defendida por Gilbert. Surge o amor entre ambos e abre-se a possibilidade de mudança na vida desregrada de Gilbert. Mas as amizades poderão conduzi-lo a um destino trágico.

O filme tem um ritmo vagamente nouvelle-vaguiano, acompanhando o movimento dos personagens, gente comum, trabalhadora, em seu cotidiano extremamente difícil. Entre trabalhos irregulares ou estafantes, sem que se veja a presença do Estado nem dos partidos ou dos sindicatos, não se deixa grande esperança a esta classe trabalhadora enérgica, porém desprotegida.

Sem assinatura


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança