Celulóide Digital

Cinzas no tapete vermelho

Por Neusa Barbosa em 09/05/2010

Enquanto todas as atenções se voltaram para as atrações cinematográficas, confirmadas ou não, eis que aquele vulcão de nome impronunciável da Islândia volta a roubar a cena, desta vez, do Festival de Cannes.
 
Esta 63ª edição do festival, que começa na quarta (12), periga de ser lembrada como a edição das catástrofes climáticas. Nos últimos dias, o balneário chique de Cannes foi atingido por tormentas, ondas gigantes e inundações, que chegaram a invadir estacionamentos e virar carros – cena comum aqui às margens do Tietê, mas bastante inusitada na Riviera francesa.
 
O vulcão ameaça fazer pior, fechando aeroportos pela Europa, cancelando vôos transoceânicos que vêm da América do Norte, fenômeno capaz de impedir o comparecimento de diversas personalidades esperadas, especialmente do time de Hollywood – e dando razão, sem querer, ao dinamarquês Lars Von Trier que, reza a lenda, jamais viaja sobre as nuvens (seu ego já é elevado o suficiente). Só que, vivendo na Dinamarca, ele até pode ir de trem, ou de carro para Cannes – quando é o caso, já que este ano ele não vai. Nós que estamos do outro lado do Atlântico, não podemos nem pensar em ir de navio...
 
Enfim, se as cinzas do vulcão não se acalmarem, o desespero dos paparazzi, que constituem uma parcela razoável dos fotógrafos locais, será total. Bem como o das candidatas a starlets, loucas para aparecer, e que o mau tempo poderá impedir de desfilar suas graças pelas areias estreitas e pedregosas de Cannes.
 
Enfim, tudo o que posso fazer é cruzar os dedos e rezar para que meu vôo desta segunda decole em tempo. E, quando chegar a Paris, que o outro vôo que me levará a Nice não tenha problemas. Nessa cidade – de onde a gente embarca num ônibus, finalmente, para Cannes – as cinzas do vulcão ameaçavam fazer uma visita. Que as chuvas e bons ventos as levem pra longe. Pro nosso bem, do festival e das grandes atrações cinematográficas que esperamos ver: Mike Lee, Abbas Kiarostami, Nikita Mikhalkov, Mathieu Amalric, Woody Allen, Stephen Frears....

Deixe seu comentário:

Imagem de segurança