Letras e fotogramas

O Futebol, no É Tudo Verdade

Por Alysson Oliveira em 13/04/2016

Estreia hoje no É Tudo Verdade, o documentário O FUTEBOL, de Sergio Oksman, brasileiro radicado em Madri. Em 2014, a Copa do mundo serviu de "desculpa" para um reencontro dele com o pai, Simão, que não via há 20 anos. Os dois têm uma história triste de abandonos, encontros e desencontros, e o cineasta vê a oportunidade passar um tempo com o pai.
O filme acompanha esses dias, então, um tanto melancólicos. Existe a tentativa de diálogo entre os dois - mais por parte do filho do que do pai - mas quase sempre frustrada. Vemos muito a nuca dos dois, numa câmera fixa no banco de trás do carro. As conversas são, em boa parte do tempo, sobre futebol, o único ponto em comum que pai e filho parecem ainda ter. Mas o passado, vez por outra, se materializa (seja numa pergunta ou num filme caseiro).
Mas o documentário, enquanto gênero, é como o futebol, por mais que se esforce, não existe controle. O documentarista tem seus planos, mas o acaso (uns felizes, outros, não) tiram as expectativas do eixo. É preciso saber lidar com o inesperado, na arte, no esporte, e na vida. Oksman faz um belo filme sobre sua experiência pessoal, mas também sobre o ofício de se fazer filmes. É, por fim, um filme sobre a tentativa de retomar o controle do descontrole. Lembra do 7 a 1? Então, ele simboliza muito dentro da narrativa do longa. Simbolize até, vai saber, o destino de um país.
O longa tem previsão de estreia para a próxima semana, 21/04.
No É Tudo Verdade:
13/4- 21h - Cinearte SP
14/4 - 13h - Cinearte SP
15/4 - 21h - Estação Botafogo RJ
16/4 - 13h - Estação Botafogo RJ

Deixe seu comentário:

Imagem de segurança