A Viagem Imóvel

W de Wikileaks ou V de Vingança?

Por Luiz Vita em 11/12/2010

Qual sua frase clichê preferida: "a vida imita a arte" ou "a vingança é um prato que se come frio"? Talvez uma mistura das duas seja uma boa legenda para essa foto da Associated Press, feita durante uma manifestação de protesto em Madri contra a prisão de Julian Assange, do Wikileaks.

Na imagem, os manifestantes usam máscaras do personagem de V de Vingança, que nasceu nos quadrinhos e ganhou ótima adaptação para o cinema (o que é raro nessa transmutação artística). Quem leu o gibi e assistiu ao filme, identifica o espírito anarquista que  alimenta o personagem e que inspira os manifestantes.

Assange, cujo site divulgou correspondência de embaixadores americanos pelos quatro cantos do mundo, incluindo o Brasil, é um bisbilhoteiro incômodo, que defende a liberdade de imprensa e de expressão. E os internautas saíram em sua defesa no mesmo estilo anarquista do personagem criado pelo britânico Allan Moore: causando prejuízos. Tiram do ar a rede de computadores de empresas de cartões de crédito que suspenderam pagamentos ao Wikileaks.

Taí uma boa opção cinéfila e cultural para este fim de semana: ler o gibi de Moore ou assistir ao filme do diretor James McTeigue. Ou as duas opções. Podem também ser boas opções de presente para amigos secretos engajados.