A Viagem Imóvel

A viagem de Saramago

Por Luiz Vita em 22/01/2010
Acaba de ser publicada em Portugal Biografia - José Saramago, de João Marques Lopes, que analisa em profundidade a vida e a obra do escritor português, Prêmio Nobel de Literatura. Escrito a partir de pesquisas e entrevistas com pessoas próximas a Saramago (o escritor não respondeu aos pedidos de entrevista), Marques Lopes diz que seu livro é o primeiro a analisar a obra completa do escritor.
 
 Ao traçar o percurso de Saramago, o autor lembra, além dos romances, as crônicas no “Jornal do Fundão” e na “Capital” , a crítica literária na revista “Seara Nova” e os editoriais que escrevia para o jornal  “Diário de Lisboa” .

Segundo o jornal "Público", a biografia debruça-se principalmente sobre o mundo e as personagens dos livros de Saramago e "a realidade política que moldou o militante para além do escritor". Saramago, como Jean-Paul Sartre, afirma Marques Lopes,  são "intelectuais totais", mas com uma diferença: Saramago, ao contrário de Sartre, partiu do nada, como a impossibilidade de realizar um curso superior ou a necessidade, já referida em Os Cadernos de Lanzarote, de ir à Sopa dos Pobres.

 João Marques Lopes revela episódios menos conhecidos de Saramago, como a recusa de uma oferta milionária para a adaptação de O Memorial do Convento para o cinema.
 
Leia entrevista de João Marques Lopes ao jornal "Público":