Celulóide Digital

Diversidade deu o tom no Cine Ceará

Por Neusa Barbosa em 12/08/2017
O 27º Cine Ceará, mais uma vez, foi um banho de cultura e integração latino-americana, com uma seleção afinada de títulos de vários países do continente. Transpirou uma temática de diversidade sexual, com vários filmes dividindo seus aspectos – caso do chileno Uma mulher fantástica, de Sebastián Lelio, que tem ao centro uma extraordinária atriz trans, Daniela Vega – que na vida real e também no filme, é uma cantora lírica. O filme, aliás, teve o condão de impulsionar uma discussão sobre o reconhecimento dos direitos dos trans no Chile, que ali não podem usar oficialmente os nomes correspondentes à identidade que assumiram.
 
Nos dois extraordinários filmes cubanos – Últimos dias em Havana, de Fernando Pérez, e Santa y Andrés, de Carlos Lechuga -, ambos igualmente com personagens gays, emergiu uma nota crítica a tudo que aconteceu e acontece em Cuba, econômica e politicamente, abrindo espaço para uma discussão ampla, que nunca perde de vista o amor à ilha.
 
Já o argentino e grande vencedor, Ninguém está olhando, de Julia Solomonoff, consegue condensar uma exploração da angústia pessoal, existencial, sexual e transnacional num filme que se dedica a romper fronteiras – em torno do admirável desempenho de seu protagonista, Guillermo Pfening, premiado como melhor ator num festival a que não faltaram ótimos desempenhos masculinos, particularmente nos filmes cubanos.  
 
Houve ainda a oportunidade de assistir a um raríssmo representante da filmografia da República Dominicana, O homem que cuida, de Alejandro Andújar, que, se não primou por maior brilho teve o mérito de trazer ao nosso conhecimento uma realidade social que muito se aproxima do Brasil, em termos de relações de classe.
 
Os dois concorrentes brasileiros, Malasartes e o duelo com a morte, de Paulo Morelli (SP), e Pedro embaixo da cama, de Paulo Pons (RS/RJ), com várias qualidades, parecem expressar o momento híbrido e de transição do país, buscando a própria voz no meio do turbilhão.